quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Você sabe a diferença?

Para me ajudar a vencer essa guerra, um dos meus desafios é saber diferenciar a FOME da VONTADE DE COMER. Você sabe a diferença? Se sua resposta for positiva, você está mentindo seu gordo (a) safado. Se soubesse não estarias acima do peso. Vai enganar tua nutri que eu não caio nessa tua lábia. Eu também não sei a diferença e por isso posso falar assim contigo. Vamos aprender juntos?
Você tem cabeça de gordo609x250 Fome x Vontade de Comer: aprenda a diferença entre elas e emagreça
AS "FOMES"
Quem me sugeriu essa postagem foi a nutri linda Graziela Nobre e eu estou, literalmente, aprendendo com vocês. Ela diz que a fome física ou de estômago é a necessidade de reabastecer nosso organismo de energia que gastamos durante o dia.
Já a fome emocional (vontade de comer feito um doido laricado), segundo Graziela Nobre, está relacionada com diversos fatores psicológicos. É a fome que nos faz comer cada vez mais, mesmo depois de satisfeitos.Esse tipo de fome  tem relação com a ansiedade , solidão, sentimento de culpa, estresse.
Gordo tá estressado, olha pra cantina e enxerga na coxinha o prazer imediato e a "solução" para o seu problema. Leva um fora na balada, para num posto de gasolina e se abastece de barra de chocolate. Se entope a madrugada toda, tem aquela felicidade momentânea e ainda pensa: "Bofe que me dispensou não é mais gostoso que esse chocolate". É A FUGA!
A vontade de comer é aquela fome que você sente que já entrou um boi no seu estômago,mas você ainda teima em olhar para o resto de quindim e pensar: "ele ainda cabe".
Eu era super fome emocional. Comia até passar mal. Enquanto não passasse mal, eu não levantava da mesa. Tinha que faltar até o ar. Coisa de doido gente! Hoje eu enxergo da seguinte maneira: eu tava querendo me matar, inconscientemente. Ainda bem que eu acordei. E você, quando vai acordar?
morango size 598 Fome x Vontade de Comer: aprenda a diferença entre elas e emagreça
Olhando para essa foto você saberia diferenciar a fome da vontade de comer? Difícil,né?

APRENDA, CONTROLE-SE E EMAGREÇA
Dicas da Nutri Graziela Nobre (perceba que vou dar meus pitacos em todas as dicas):
1) A pergunta que não quer calar
Toda vez que for se alimentar se pergunte: "Estou com fome?" . É uma ótima estratégia para o início de sua educação ou reeducação alimentar. Por mais simples que pareça essa pergunta, para as pessoas compulsivas com fome emocional, ela é muito complexa. Pois, a última coisa em que pensam quando procuram comida é na fome.
Pitaco do Jorge: Lógico que você gordo vai responder: "Estou". Então, eu me metendo nessa dica, peço para você se fazer essa pergunta umas 10 vezes. Nunca acredita na tua primeira resposta. Você pode estar mentindo.
2) Necessidade: Falsa ou Real?
Avalie suas vontades, será que tem mesmo que comer isso ou aquilo?
Pitaco do Jorge: Aqui também sei que vas responder que sim! Afinal de conta, um gordo sempre acha super necessário mais um brigadeiro derretendo na sua língua. Brigadeiro é supérfluo na mente de gente magra, na do gordo é uma necessidade real. Então, também não acredite nessa sua segunda resposta.
i328885 Fome x Vontade de Comer: aprenda a diferença entre elas e emagreça
Para o gordo isso é essencial pra continuar vivendo.


3) Sabor e prazer
Passe a repousar os talheres no prato a cada garfada, sinta prazer a cada pedaço colocado na boca, saboreie e faça suas refeições em um lugar tranquilo. Nunca na frente da televisão ou computador.
Pitaco do Jorge: Nada de comer feito uma draga e nem perceber o que coloca pra dentro da boca. Muitas vezes eu queria comer de colher ou até na panela pra "entuchar" mais comida pra dentro. Enquanto a novela ou o programa predileto não acabasse, eu queria estar comendo.
4)Mastigação
Mastigue bem os alimentos. A mastigação aciona o mecanismo de saciedade, que funciona da seguinte maneira: quando o alimento chega ao estômago, esse envia mensagens químico-elétricas através de neurônios e hormônios até o hipotálamo (região do cérebro que responde pelo comando das principais atividades do metabolismo). Nesse caso, a mensagem que chega é a de "satisfeito". Como todo esse processo leva algum tempo (minutos), recomenda-se comer devagar. Assim, atinge-se a saciedade com menos comida.
Pitaco do Jorge: A mente do gordo funciona fora do sinal 3G. Essa é a explicação para esse SMS da saciedade nunca chegar no nosso cérebro.Então, troca esse chip e vida nova!
(Já falei sobre mastigação. Clique e leia aqui)
chip card Fome x Vontade de Comer: aprenda a diferença entre elas e emagreça
Vende-se chip novo aqui

ANOTE AS DIFERENÇAS DAS "FOMES' E CARREGUE NA SUA CARTEIRA, BOLSA, FAÇA TATUAGEM, SEI LÁ...
Fome Física  
- Aumenta aos poucos
- Não é seletiva (com fome a gente come até pedra)
- Aparece aproximadamente 3 horas após a última refeição
- Desaparece após a refeição e dá sinal de satisfação
- Após a refeição, traz satisfação
Fome emocional
- Aparece de repente
- É seletiva (temos fome de algo específico, tipo pizza)
- Ocorre em momentos de ansiedade ou euforia
- Pode persistir mesmo após comer muito
- Após a refeição, traz sentimento de culpa

P.s: Facebook da Graziela Nobre, a nutricionista, está AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário