sábado, 26 de outubro de 2013

Refrigerante: um doce veneno?

O consumo de refrigerantes vem crescendo a cada dia e em uma velocidade assustadora. Nutricionistas de todo o mundo vem alertando as pessoas sobre os riscos de consumirem tão frequentemente essa bebida, porém com pouquíssimo sucesso! É importante salientar que, refrigerantes, mesmo os lights e zero são prejudiciais à saúde, pois contêm muitos compostos artificiais, são pobres em nutrientes (vitaminas e minerais) e são muito ácidos.
Qual é a composição dos refrigerantes?
  • Corantes
  • Conservantes
  • Grandes quantidades de açúcar
  • Adoçantes (nas versões ligh, diet e zero)
  • Cafeína
  • Um acidulante, o ácido fosfórico
  • Sódio
A grande quantidade de açúcar presente nos refrigerantes pode levar à diabetes, obesidade e também aumentar os riscos de cárie dentária. Optando pelas versões light, diet e zero outros problemas surgem, como os adoçantes. Em cima desses compostos ainda existem muitas controvérsias, entre elas o risco de câncer.  Além disso, pesquisas comprovam que muitos refrigerantes possuem grande quantidade de benzeno, uma substância cancerígena.
Outros compostos também são bastante prejudiciais à saúde, como os corantes que estão bastante ligados a alergias, principalmente em crianças, por isso deve ser evitado. O excesso de fósforo presente nesses produtos também é prejudicial, pois gera um desequilíbrio no nosso organismo, visto que para o fósforo ser metabolizado é preciso cálcio. O consumo de refrigerantes também está ligado à diminuição de consumo de bebidas que contenham cálcio, por isso o risco de osteoporose aumenta. Além disso, outras doenças podem ser desencadeadas pelo auto consumo de refrigerantes, como a hipertensão, haja vista a grande quantidade de sódio e também gerar problemas no sistema digestório pela grande acidez dessas bebidas.
Portanto, o  consumo diário desses produtos é extremamente prejudicial à saúde e quanto maior a frequência de consumo pior é. Caso você seja um “viciado” em refrigerante, tente substituí-lo aos poucos por bebidas mais saudáveis, como água ou mesmo sucos de frutas com pouco açúcar (não vale suco de caixinha, nem em pó), chá gelado ou água de coco. Estas são opções bem mais saudáveis, que possuem vitaminas e minerais, importantes para a manutenção da sua saúde.
Para saber mais sobre os malefícios do refrigerante, acesse:

Sem comentários:

Enviar um comentário