terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Benefícios do Grão de Bico

Oi amores!
Vocês sabem por que o grão de bico é o queridinho do momento?
Além do sabor e milhares de receitas que podem ser preparadas com ele, os benefícios para a nossa saúde são inúmeros!
A Nutri Camila Hermeto vai contar para a gente quais as vantagens de incluí-lo no cardápio.
"O grão de bico é uma leguminosa rica em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B.
Rico em amido, é usado pelo nosso organismo como fonte de energia. É pobre em água e gorduras
Possui grande quantidade de celulose na casca, estimulando o funcionamento dos intestinos. Alem disso o elevado teor de fibras (12% da sua composição total), principalmente na casca, impede elevações rápidas dos níveis de açúcar no sangue após uma refeição. Isso ocorre porque ele proporciona uma queima mais lenta da energia adquirida pelo organismo, diminuindo assim os danos causados pela resistência à insulina, hipoglicemia ou diabetes, e auxiliando na eliminação de gorduras e colesterol.
Contém uma generosa quantidade de cálcio, ferro, acido fólico e magnésio. O ferro disponível no grão-de-bico é mais bem aproveitado pelo organismo do que outros grãos similares, como o feijão e a lentilha.

O grão de bico também possui uma grande quantidade de triptofano, utilizado pra produzir serotonina, responsável pela ativação dos centros cerebrais que dão a sensação de bem-estar, satisfação e confiança. Apresenta uma boa biodisponibilidade dos nutrientes, assegurando a oxigenação no cérebro e a síntese de mielina, que é um isolante elétrico que permite uma condução mais rápida e eficiente dos impulsos nervosos, o que pode melhorar o raciocínio, a disposição física e também o humor.

Com relação às proteínas, a qualidade delas é muito superior à das demais leguminosas, porque são totalmente digeridas pelo corpo. Ele apresenta, em média, 20% de sua composição total de pura proteína. É uma ótima alternativa para quem está querendo substituir a carne vermelha. Sua fonte de proteínas quando combinada com um cereal integral (macarrão de trigo integral, arroz integral, etc.), tem sua biodisponibilidade potencializada no organismo. Assim, esse alimento pode fornecer um teor de proteínas comparável ao de alimentos à base de carne ou de leite, sem os elevados valores calóricos ou altas quantidades de gordura saturada encontrada nesses alimentos.

Um estudo publicado no Journal of the American College of Nutrition mostrou que uma dieta feita com o grão de bico é capaz de reduzir o colesterol total e o colesterol ruim (LDL). Os pesquisadores acreditam que o resultado esteja associado à presença dos ômegas-3 e 6, que estão relacionados à diminuição do índice de gorduras no sangue e à prevenção de doenças cardiovasculares, como infartos e AVC.

Seu consumo semanal garante diversos efeitos fisiológicos, como maiores taxas de ovulação e melhoria do padrão de desenvolvimento das crianças.
O grão de bico também é considerado uma excelente fonte de manganês (mineral essencial que atua na síntese de diversas enzimas importantes, relacionadas à produção de energia e as defesas antioxidantes)
Informação nutricional: Em 100 g, são encontradas 160 kcal, um pouco mais de 9 g de proteína, 7,5 g de fibras e 3 mg de ferro.

Dica: Para garantir o melhor aproveitamento dos nutrientes, especialistas sugerem que, antes de fazer qualquer receita, o ideal é deixar o grão de bico de molho em água na geladeira, de um dia para o outro. Depois é só cozinhar e utilizar de acordo com sua escolha."


Duas receitinhas da Camila:

 Snacks de Grão de Bico:

1 xícara de grão de bico cozido

2 colheres de sobremesa de azeite

sal, pimenta do reino, alecrim e orégano a gosto

Mistura tudo, leve ao forno (230 graus) por 30 a 40 min. 

Armazenar em recipiente bem fechado caso não consuma na hora.








imagem retirada da internet
                    Patê de Grão de Bico:

400 g de grão-de-bico cozido
1/2 xícara de água
4 colheres (sopa) de caldo de limão 
2 dentes de alho
1 colher (chá) de sal
Pimenta-do-reino a gosto
2 colheres (sopa) de azeite
Bate tudo no liquidificador, colocar mais água de achar necessário.



E aí, gostaram? Eu adorei e vou passar a consumir mais vezes!!

Sem comentários:

Enviar um comentário