terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Diet, light ou zero? Qual a melhor opção?

São tantas as opções que a gente fica meio perdida. Diet, Light ou Zero? Qual a melhor escolha?
A resposta é simples: depende. O que você quer? Qual a sua necessidade? Por esse motivo, vamos primeiramente explicar quem é quem.
images (4)
Diet: é o produto que é isento de um nutriente específico, como por exemplo, açúcar
Esse tipo de alimento não possuí algum tipo de nutriente, mas pode conter um número eleva do calorias. Vale lembrar que ele pode ter a restrição de carboídrato, gordura ou sódio.
Geralmente esses alimentos são consumidos por pessoas que precisam de alimentos especialmente formulados, que eliminam ou substituem algum componente como o açúcar (diabéticos), e o sal (hipertensos).
O fato de eu me atrapalhar com o diet e light hoje em dia pode sair caro. Estou proibida de ingerir açúcar. Nesse caso, sou obrigada a consumir produto DIET (sem açúcar) ou ZERO açúcar.
O chocolate diet, por exempo não contém açucar, mas pode ser mais gorduroso e muito mais calórico que os convencionais. No meu caso, como não posso ingerir o açúcar, ok. No caso de uma dieta de redução calórica, não adianta optar pelo diet. 
light1
Light: ATENÇÃO!
Light é aquele produto que sofreu redução em alguns dos seus nutrientes ou na quantidade total de calorias. Essa redução pode ser de açúcar, gorduras, colesterol, sódio ou outros.
Os alimentos light devem ter no máximo 40kcal/100g em produtos sólidos. No caso de bebidas, a proporção é de até 20kcal/100ml ou a redução mínima de 25% em termos de calorias, em comparação com produtos similares convencionais.
Como esse tipo de alimento sofreu redução, ele terá vários nutrientes. Se você não pode consumir sal, por exemplo, deve prestar a atenção nos rótulos.
ZERO: Com esse tipo de produto você deve ter atenção. Ele pode ser Zero Açúcar, sal, proteínas ou gorduras.
O mais indicado  é você consultar um médico (endócrino) ou uma nutricionista. A escolha da dieta será feita por eles, de acordo com as suas necessidades. Independentemente da dieta a ser seguida, o mais saudável sempre é procurar pelos rótulos que não contenham gorduras como as “trans” saturadas e colesterol e também optar sempre por aqueles que são ricos em fibras.

Sem comentários:

Enviar um comentário