sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Creme de Milho (vegana)

Creme de Milho (vegana)1 lata de milho
2 dentes de alho picados
1/2 cebola média picada
1 xícara de água filtrada
1/2 xícara de aveia em flocos finos (se usar o grosso é bom dar uma coadinha depois)
1 colher (sopa) de creme vegetal (ou azeite, leite de coco, creme de soja)
1/2 xícara de cheiro-verde picado
2 colheres (sopa) de pimentão verde picado
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo


Prepare o leite de aveia. Coloque a aveia e a água dentro de um liquidificador, e deixe descansando por meia hora, em seguida bata até ficar uma mistura homogênea. Escorra o milho da lata, coloque metade no liquidificador junto com o leite de aveia e bata novamente. Em uma panela, refogue o alho em um fio de óleo até dar uma leve douradinha, em seguida acrescente a cebola e o pimentão, deixando refogar mais um pouco. Acrescente o restante do milho, refogue e tempere com sal a gosto. Adicione a mistura do liquidificador, o creme vegetal e o cheiro-verde picado, misture para não grudar no fundo da panela. Tempere com pimenta a gosto e sirva.

Rendimento: 4 porções

Homem fraco

Foto: Curta Mulheres não merecem chorar e receba o melhor conteúdo feminino.

São consumidores de alho??

SSão consumidores de alho??

Sabiam que ele é um superalimento!

Em cru, produz uma enzima que protege o nosso ADN, mas basta um minuto de confecção para que seja neutralizada. 

Uma boa opção é picá-lo fininho e misturá-lo em saladas. 

Em dias mais frios é bom aumentar o consumo de alho, já que ele tem a capacidade de aumentar as defesas do nosso organismo, contribuindo para melhoria da imunidade. 

O alho também tem em sua composição algumas vitaminas: A, B1, B2, C e minerais como cálcio, enxofre, iodo, magnésio, selénio, sódio e zinco.

Em relação ao seu consumo:
A maior parte dos estudos mostraram benefícios (principalmente para a saúde cardiovascular) onde utilizaram doses de 600-900mg/dia, fornecendo aproximadamente 3.6-5.4mg de alicina (princípio activo do alho). Isso corresponde a 1 dente de alho grande cru ou 2 dentes pequenos por dia.

E bom almoço!!abiam que ele é um superalimento!

Em cru, produz uma enzima que protege o nosso ADN, mas basta um minuto de confecção para que seja neutralizada. ...

Uma boa opção é picá-lo fininho e misturá-lo em saladas.

Em dias mais frios é bom aumentar o consumo de alho, já que ele tem a capacidade de aumentar as defesas do nosso organismo, contribuindo para melhoria da imunidade.

O alho também tem em sua composição algumas vitaminas: A, B1, B2, C e minerais como cálcio, enxofre, iodo, magnésio, selénio, sódio e zinco.

Em relação ao seu consumo:
A maior parte dos estudos mostraram benefícios (principalmente para a saúde cardiovascular) onde utilizaram doses de 600-900mg/dia, fornecendo aproximadamente 3.6-5.4mg de alicina (princípio activo do alho). Isso corresponde a 1 dente de alho grande cru ou 2 dentes pequenos por dia.

E bom almoço!!

6 alimentos que emagrecem...

6 alimentos que emagrecem... ;)

http://ReceitasVegetarianas.net/

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

tipos de sucos detox

Foto: Sucos Verde - DETOX (desintoxicante)

# Bater no liquidificador e não coar.

Expus alguns tipos de sucos detox, mas o mais indicado é você ir a uma NUTRICIONISTA afinal, cada pessoa tem que ter uma dieta individualizada.

T de ticha



o ganho de massa muscular

É realidade de que não há um fator isolado para o ganho de massa muscular. Erra quem pensa da seguinte forma: “Preciso achar um suplemento que me faça atingir meu objetivo” ou “Preciso urgente procurar um treino novo na Internet, pois o meu não dá mais resultado” ou pior ainda: “O jeito vai ser usar anabolizantes.”. Esse tipo de pensamento é o que leva a frustação de milhares de pessoas no mundo fitness, afinal, elas pensam que um fator isolado irá mudar seus corpos milagrosamente. Quem acompanha meu trabalho sabe que essa missão não é tão fácil assim.
Canso de explicar aos leitores e clientes de que não há milagre, nem suplemento milagroso, nem treino, nem dieta de forma isolada que irá mudar seu corpo drasticamente. O que irá fazer você atingir seus objetivos é o conjunto: treino correto e pesado + dieta e suplementação adequada e descanso. Ao adotar essas mudanças em sua vida e rotina, os resultados começam a aparecer. Então esqueça os suplementos que prometem demais, as drogas que prejudicam a saúde e se esforce para atingir seus objetivos!
Porém, como a minha área é a nutrição, suponho que você já tenha um treino legal e esteja descansando bem, então, vou dar dicas de alguns alimentos chaves que irão fazer toda a diferença em sua dieta e ajudá-lo a desenvolver mais músculos:
1-       Aves e Peixes: Particularmente prefiro indicar as carnes brancas por serem mais magras e de mais fácil digestão do que a vermelha, então, o indivíduo pode comer maiores quantidades evitando nutrientes ruins como as gorduras saturadas. Inclua em sua dieta diária peito de frango, peru, chester e todos os tipos de peixes, assim, você terá um excelente aporte de proteínas magras;
2-       Cereais integrais: Podem ser na forma de pães, torradas, biscoitos, cookies, grãos ou cereais mesmo. Os carboidratos bons (integrais) ajudam no fornecimento de energia p/ treino e recuperação e também são responsáveis pela formação de glicogênio que é a reserva de carbos no músculo. O glicogênio é considerado massa magra e ajuda a aumentar o volume muscular também, então, consuma esses alimentos ao longo do dia;
3-      Iogurte: O iogurte é mais bem tolerado e aceito por todas as pessoas, mesmo aquelas que têm intolerância à lactose (em alguns casos mais leves). Por ter sabor e ser mais gostoso que o leite puro, ele pode ser usado nos intervalos de refeições e antes de dormir, sendo uma alternativa às barras de cereais e frutas, pois o iogurte além de fornecer carboidratos, também fornece proteína e cálcio, tornando-se opção mais saudável e completa para quem deseja ganho de massa;
4-      Oleaginosas: As castanhas, amendoim, amêndoas, nozes, pistache, etc. são excelentes para ajudar no aporte calórico de forma saudável, afinal, são fontes de gorduras boas. Inclua-as em seu cardápio diário e irá descobrir que além de ajudar no ganho de massa, o consumo moderado não fará com que você acumule gorduras! Elas podem ser usadas no lugar de carboidratos ruins: bolachas água e sal, salgadinhos, pão, petiscos, etc.;
5-      Gordura de coco: Outra fonte de gordura boa e de rápida digestão que você pode incluir na dieta. O óleo (ou gordura) de coco fornece energia de forma rápida e possui mais calorias do que os carboidratos, então, quem quer melhorar o aporte de calorias no dia pode usar esse alimento. Consuma junto com seu shake de proteína ou hipercalórico e na forma sólida pode ser usado no pão ou torrada com geleia ou frutas. Pode ser usado para fazer omeletes e panquecas também;
6-      Shakes de proteínas e calorias: Esses suplementos básicos são excelentes para quem treina e quer manter sua ingestão adequada de proteínas e calorias ao longo do dia. São práticos para carregar (você carrega o pó e mistura com água ou leite desnatado onde estiver) e garantem a substituição de uma refeição saudável e que irá ajudar em sua evolução muscular. Indispensáveis!

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

amor e exercicio

Foto: Gym Chicks

Como eliminar as espinhas com álcool e bicabornato de sódio

Como eliminar as espinhas com álcool e bicabornato de sódioConsiderada a primeira fase do acne pelos médicos, os pontos negros são pequenas bolinhas amareladas ou negras incrustadas nos poros. Os Pontos negros desenvolvem-se quando a pele produz demasiado óleo e agravado também por uma limpeza inadequada, a acumulação de pele morta, a maquilagem ou o uso de óleos tópicos. Quando a bactéria invade os poros, os pontos negros convertem-se em espinhas. Aplicar álcool desinfeta e seca o excesso de óleo e gordura na zona afetada pelas espinhas. O bicarbonato de sódio limpa e esfolia qualquer acumulação de pele morta.
Instruções
1
Lave o rosto ou a zona afetada pelos pontos negros com um produto para limpeza facial sem óleo. Seque suavemente o rosto com uma toalha limpa.
2
Ponha um pouco de álcool numa bola de algodão. Aplique suavemente o álcool com a bola de algodão para desinfetar e secar a zona afetada pelas espinhas. Evite a aplicação de álcool nas zonas que estão secas, escamadas ou inflamadas.
3
Ferva meia xícara de água para se livrar das impurezas. Acrescente meia xícara de bicarbonato de sódio para fazer uma pasta. Se tem uma zona afetada muito grande, lembre-se que a pasta deve ser sempre uma mistura de 1 por 1. Deve arrefecer a mistura antes de aplica-la na pele.
4
Aplique a pasta sobre a pele com os dedos. Evite as áreas secas ou inflamadas e feridas abertas para evitar a irritação. Deixe que a pasta seque e forme uma máscara consistente e dura na pele.
5
Remova a mistura para esfoliar a pele e deixa-la suave. Lave o rosto com água morna.
6
Ponha água fria no seu rosto para fechar os poros e reduzir a vermelhidão.
7
Se deseja ler mais artigos parecidos a como eliminar as espinhas com álcool e bicabornato de sódio, recomendamos que entre na nossa categoria de Acne e espinhas.
Necessita
  • Bicabornato de sódio
  • Água purificada ou fervida
  • Álcool
  • Bolas de algodão
Conselhos
  • Pode levar tempo até ver os resultados com o bicabornato de sódio e o álcool.
  • Use sempre uma toalha limpa para secar o rosto, e só a utilize no seu rosto, não no resto do seu corpo.
  • Não utilize fermento em pó.
  • Se a sua pele ficar demasiado irritada ou seca, reduza a frequência do tratamento. Se a pele permanecer seca e com vermelhidão, este tratamento pode não ser adequado para a sua pele.
  • Se tem pele sensível, aplique o tratamento numa numa zona interna do seu braço e comprove o resultado no dia seguinte. Se não tem nenhuma reação, este pode ser um método para si.
  • Aplicar álcool provoca secura. Se a sua pele começar a escamar, utilize-o com menos frequência.


eu eu







MULHER DE 70 ANOS ADEPTA DA DIETA CRUA

MULHER DE 70 ANOS ADEPTA DA DIETA CRUA VEGETARIANA APARENTA SER BEM MAIS NOVA
Foto: MULHER DE 70 ANOS ADEPTA DA DIETA CRUA VEGETARIANA APARENTA SER BEM MAIS NOVA

Annette Larkins mostra sua horta no seu quintal do Condado de Miami-Dade. É cheio de frutas e vegetais. Em cada canto do seu jardim há algo comestível. Ela tambem coleta água da chuva para beber e regar suas plantas. 

Annete diz que a comida da sua horta é a sua fonte da juventude 
"Eu sou muito vibrante, tenho muita energia, como eu te disse antes, eu me levanto no máximo até as 5:30 da manhã como regra, e estou pronta para ir," ela disse.

O marido de Annete, Amos, se tornou dono de um açougue em 1960. Foi quando ela se tornou vegetariana. Mas com o passar dos anos, ela se tornou uma vegetariana crudívora.
Annete diz que ela nao come alimentos de origem animal-- sua comida é não-processada e crua. "Minha dieta consiste de frutas, nozes, vegetais e sementes. Eu faço muita germinação de sementes como você pode ver pela minha horta é claro que esses são os alimentos crus que eu como." 

Annette tambem faz suco de frutas e vegetais. Você dá nome a isso, ela faz suco disso. Toranja, abacaxi, até mesmo espinafre. Mas não são todos da sua família que se alimentam desse jeito. 
Amos, de quase 54 anos, escolheu continuar comendo do jeito que fazia quando eles se casaram. "Eu realmente queria ter feito o que ela fez", ele disse. 

Ele diz que as pessoas até perguntam se Annette é sua esposa. "Eles irão me perguntar o que eu estou fazendo com uma menina jovem ou eles dirão 'você está com sua neta' coisas desse tipo." 

Amos toma remédios prescritos diariamente para pressão alta e diabetes. Annette diz que ela não toma nem uma aspirina. 
Annette diz que por quê amigos e estranhos ficam pergutando questões sobre sua saúde ou aparência jovial, ela decidiu publicar dois folhetos "Jornada para a Saúde", e ela gravou um DVD 12 anos atrás.

"O Discovery Channel pegou partes do folheto e traduziu para o espanhol que é, a propósito, minha segunda língua".

So how old is this size 4 beauty (nao consegui traduzir essa expressão)? Anette acabou de completar 70 anos de idade.
Annette diz que seus amigos que vêem a diferença na sua qualidade de vida. "Essa moça que é da minha idade, ela estava contando à sua amiga que eu costumava contar a eles sobre alimentação e eles não quiseram ouvir e sua resposta é olhar para ela agora e olhar para nós.

Seu marido diz que ela é uma pessoa vibrante. "Ela é uma pessoa maravilhosa, ela faz tudo. Te digo que ela monta computadores, faz suas próprias roupas, cultiva seu próprio alimento, fala três idiomas, é incrível."
 Annette Larkins mostra sua horta no seu quintal do Condado de Miami-Dade. É cheio de frutas e vegetais. Em cada canto do seu jardim há algo comestível. Ela tambem coleta água da chuva para beber e regar suas plantas.

Annete diz que a comida da sua horta é a sua fonte da juventude ...
"Eu sou muito vibrante, tenho muita energia, como eu te disse antes, eu me levanto no máximo até as 5:30 da manhã como regra, e estou pronta para ir," ela disse.

O marido de Annete, Amos, se tornou dono de um açougue em 1960. Foi quando ela se tornou vegetariana. Mas com o passar dos anos, ela se tornou uma vegetariana crudívora.
Annete diz que ela nao come alimentos de origem animal-- sua comida é não-processada e crua. "Minha dieta consiste de frutas, nozes, vegetais e sementes. Eu faço muita germinação de sementes como você pode ver pela minha horta é claro que esses são os alimentos crus que eu como."

Annette tambem faz suco de frutas e vegetais. Você dá nome a isso, ela faz suco disso. Toranja, abacaxi, até mesmo espinafre. Mas não são todos da sua família que se alimentam desse jeito.
Amos, de quase 54 anos, escolheu continuar comendo do jeito que fazia quando eles se casaram. "Eu realmente queria ter feito o que ela fez", ele disse.

Ele diz que as pessoas até perguntam se Annette é sua esposa. "Eles irão me perguntar o que eu estou fazendo com uma menina jovem ou eles dirão 'você está com sua neta' coisas desse tipo."

Amos toma remédios prescritos diariamente para pressão alta e diabetes. Annette diz que ela não toma nem uma aspirina.
Annette diz que por quê amigos e estranhos ficam pergutando questões sobre sua saúde ou aparência jovial, ela decidiu publicar dois folhetos "Jornada para a Saúde", e ela gravou um DVD 12 anos atrás.

"O Discovery Channel pegou partes do folheto e traduziu para o espanhol que é, a propósito, minha segunda língua".

So how old is this size 4 beauty (nao consegui traduzir essa expressão)? Anette acabou de completar 70 anos de idade.
Annette diz que seus amigos que vêem a diferença na sua qualidade de vida. "Essa moça que é da minha idade, ela estava contando à sua amiga que eu costumava contar a eles sobre alimentação e eles não quiseram ouvir e sua resposta é olhar para ela agora e olhar para nós.

Seu marido diz que ela é uma pessoa vibrante. "Ela é uma pessoa maravilhosa, ela faz tudo. Te digo que ela monta computadores, faz suas próprias roupas, cultiva seu próprio alimento, fala três idiomas, é incrível."

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Mini ticha


Abacaxi e seus inúmeros benefícios...



Fruta tipicamente tropical, o abacaxi se destaca não apenas pelo seu sabor, mas também por suas propriedadesnutricionais: é rico em vitaminas C, A e B1, além de magnésio, cobre, manganês, ferro, fibras e bromelina.

A nutricionista
Cristiane Spricigo Lima conta que a fruta auxilia no bom funcionamento imunológico, melhora a função intestinal e facilita a digestão, graças à ação da bromelina. E os benefícios não param por aí: o abacaxi regula a atividade muscular do coração e é um excelente diurético.

Uma fatia de 100g da fruta contém apenas 52 calorias. Cristiane explica que o abacaxi “deve ser incluído na dieta substituindo doces ou em lanches intermediários, por ser diurético e melhorar a digestão”. Mas cuidado: pessoas que sofrem de refluxo gástrico, úlceras pépticas ou duodenais e gastrite não devem consumir a fruta em função de sua acidez.

Curiosidade
A casca do abacaxi possui tantos nutrientes quanto sua polpa.
Portanto, não a desperdice e utilize a casca também no preparo de chás e sucos.

*Matéria escrita para o portal Nutrição Prática e Saudável

chill me



Há por aqui fãs de maracujá??

Há por aqui fãs de maracujá??

Sabiam que 2 maracujás contêm apenas 35 kcal!
Rico em antioxidantes, este fruto é fonte de licopeno, tal como o tomate, sendo benéfico na prevenção de cancros como o da próstata. 
Contém também vitamina C, com poderes relaxantes, que alivia o stresse e combate as depressões típicas dos meses frios. 
As fibras insolúveis que integra ajudam a prevenir problemas intestinais e a doença de Crohn. 
Também protege o coração!

Só boas razões para comerem esta fruta!  :)
 
Sabiam que 2 maracujás contêm apenas 35 kcal!
Rico em antioxidantes, este fruto é fonte de licopeno, tal como o tomate, sendo benéfico na prevenção de cancros como o da próstata.
Contém também vitamina C, com poderes relaxantes, que alivia o stresse e combate as depressões típicas dos meses frios. ...
As fibras insolúveis que integra ajudam a prevenir problemas intestinais e a doença de Crohn.
Também protege o coração!

Só boas razões para comerem esta fruta! 


sábado, 22 de fevereiro de 2014

Açúcar envelhece

Está comprovado cientificamente que o excesso de açúcar na alimentação envelhece. Isso ocorre porque, entre outras coisas, o açúcar faz com que o colágeno, uma substância importante que mantém a pele firme, ligue-se incorretamente, resultando em rugas.
A recomendação para o consumo reduzido de açúcar envolve além de adicionar menos açúcar no café ou no chá. reduzir o consumo de refrigerantes e de outras bebidas industrializadas  pois possuem altos níveis de açúcar em sua composição. E o açúcar faz mal à saúde, e aceleram o aparecimento da flacidez na pele 
É importante aliar uma dieta equilibrada com carboidratos menos processados sempre acompanhados de alimentos como frutas ou vegetais que oferecem ao organismo além de energia, vitaminas que diminuem o efeito oxidante do açúcar, reduzindo assim a velocidade do envelhecimento celular

FRS: facil, rapido e seguro


          FRS
   Fácil, Rápido, Seguro





 

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Suco de Milho

Suco de Milho
Ingredientes:
- 6 espigas de milho verde
- 2 litros de leite de soja
- 3 ½ xícaras de chá de água
- 1 xícara de chá de açúcar
Modo de Preparo:
1.Retire os grãos das espigas cortando com uma faca. Coloque os grãos no liquidificador junto com 4 xícaras de chá de leite e 1 ½ xícara de chá de água.
2.Bata até ficar uma mistura homogênea. Passe pela peneira e coloque numa panela. Adicione o açúcar.
3.Leve ao fogo baixo, sem parar de mexer, por 30 minutos ou até engrossar bem. Deixe esfriar.
4.Bata novamente no liquidificador, junto com o leite de soja e a água restante. Sirva gelado

tichina




E hoje, que quantidade de água beberam??

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Pense antes de beber

The Reason You're Taking in Too Many Calories | Women's Health Magazine

Consumam alimentos com elevado teor de água

DESENHO


Onde se esconde o açúcar?


 Caros leitores, como têm passado?

   Lembra-se do artigo sobre a gordura escondida nos alimentos? Todos temem a gordura pela sua intrínseca ligação com as doenças cardiovasculares, a principal causa de morte em Portugal desde há anos. As campanhas de saúde pública há décadas que nos "avisam" para "cortar" nas gorduras, não fritar, usar azeite, evitar molhos, consumir vegetais, fazer exercício, controlar o colesterol do sangue, etc etc. Todos já ouvimos estes conselhos! Até se designou maio como o "mês do coração" para sensibilizar a população para estas matérias. Lembro os artigos que escrevi sobre o assunto:
    Pois bem, e o açúcar? Por muitos anos desvalorizado, hoje ocupa um local de destaque nas campanhas de educação para a saúde e prevenção da doença (até das cardiovasculares). E porquê? Em grande parte pela escalada da prevalência da diabetes, com toda a morbilidade que lhe é associada e os custos que esta acarreta para o orçamento público. Mas também por se reconhecer a nível científico a influência da insulino-resistência na etiologia desta doença, que aparece em idades cada vez mais jovens. Contudo, o excesso de açúcar alimentar não predispõe apenas para diabetes, mas para uma panoplia de doenças e condições, ora veja:
Fonte
  1. Obesidade e excesso de peso
  2. Diabetes tipo 2, hipoglicémia e diabetes gestacional (da gravidez)
  3. Doença cardiovascular (ver artigo sobre diabetes & doença cardiovascular)
  4. Doenças degenerativas do sistema nervoso (ex. demência)
  5. Esteatose hepática (fígado gordo)
  6. Diversos cancros
  7. Enxaqueca
  8. Infertilidade e alterações hormonais variadas (ex. da tiróide) - recorde o artigo sobre o hipotiroidismo
  9. Estrias, celulite e rugas
  10. Obstipação.
   Estas são só as principais, muitas mais poderia nomear. De facto, o reconhecimento de que o açúcar é um pró-oxidante e um pró-inflamatório, tem ajudado a perceber a etiologia de muitas doenças crónicas da atualidade e do futuro. 
  
   Assim sendo, agora que já percebemos que o açúcar é "o vilão" e não apenas as gorduras (porque até há gorduras "boas" e "más"), vamos saber o que é exatemente o açúcar e onde o podemos encontrar.


Fonte

O que é o açúcar?
  
    Não há forma de explicar isto sem recorrer à bioquímica e como esta não é uma matéria fácil para todos, vou tentar simplificar ao máximo. Já que é importante desmistificar que o açúcar não é só "aquele granulado branco/amarelo/castanho" que vem nos pacotes.

   Os açúcares estão incluídos num grande grupo nutricional, corretamente designado por macronutriente, que são os hidratos de carbono ou glícidos. À parte destes existem apenas outros dois macronutrientes que são os lípidos (gorduras) e as proteínas. Continuando, dentro do grande grupo dos hidratos de carbono encontramos 3 classes:
  • Polissacáridos - Ex. Glicogénio, amido, dextrina, pectina, celulose e outras fibras.
  • Dissacaáidos - Ex. Lactose (leite), sacarose (açúcar), maltose (obtida por hidrólise dos amidos).
  • Monossacáridos - frutose (presente no mel e nas frutas), glicose (fruta, mel, alguns vegetais) e galactose.
Fonte
  Os polissacáridos (ou polissacarídeos) são denominados por hidratos de carbono complexos devido à sua lenta digestão e absorção. As principais fontes naturais são:

  • Cereais e derivados (arroz, milho, pão, massas, etc.)
  • Tubérculos (batata, inhame, beterraba, cenoura, etc)
  • Leguminosas secas (feijão, grão de bico, lentilhas, ervilhas, etc.)
  • Frutos oleaginosos (nozes, amêndoas, avelãs, etc)

    No grupo dos cereais, os integrais são especialmente ricos em hidratos de carbono complexos (fibras).

    Por sua vez, os mono e os dissacáridos são frequentemente denominados por hidratos de carbono simples, porque são facilmente digeríveis e facilmente absorvidos para a corrente sanguínea (maior índice glicémico). Têm a particularidade de apresentarem sabor doce, mas atenção que nem todos os açúcares o têm! Portanto, há alimentos que não sabem a doce, mas têm imenso açúcar. Vou dar um exemplo simples: o caso das frutas verdes e maduras. Ambas têm o mesmo açúcar, o estado de maturação é que é diferente. Quanto mais maturado, mais doce (ex. banana). As principais fontes de açúcar natural são:
  • Frutas frescas e secas (todas sem excepção) - Relembre o artigo sobre este assunto.
  • Vegetais (uns mais que outros, mas menos do que a fruta) - Relembre o artigo sobre o assunto.
  • Leite e derivados
  • Mel
Fonte

   Não é por acaso que até o paradigma nutricional para perda de peso tem mudado, optando-se por abordagens nutricionais mais restritivas em hidratos de carbono (com aumento da proteína), em detrimento das "velhas" dietas hipolípidicas e de contagem de calorias. Veja o artigo sobre abordagens nutricionais para perda de peso.


    Contudo o que me fez querer escrever este artigo não foi explicar quais são os açúcares naturais! Foi sim alertar para a enorme quantidade de açúcar escondido que consumimos na maior parte dos alimentos industrializados. Alimentos do dia-a-dia e que muitas vezes por terem um apelativo rótulo a dizer "rico em fibra", "light" ou "0%" enganam o consumidor mais incauto (Leia o artigo sobre como ler o rótulo). 

   Posto isto, fiz uma pesquisa e organizei os alimentos e bebidas industrializadas por percentagem de açúcar disponível. Veja e surpreenda-se:



   Açúcar (%)
Alimento / Bebida
90-100%
Açúcar branco; Açúcar amarelo; Rebuçados açucarados
80-90%
Base em pó para bebida de ananás; Base em pó para bebida de laranja; Merengue;
70-80%
Cereja, cristalizada; Mel; Pó achocolatado com baixo teor de gordura; Pastilha elástica; Abóbora cristalizada; figo cristalizado
60-70%
Pêra cristalizada; Marmelada; Geleia de casca de laranja; Tâmara seca; Uva seca (passas); Não Alcoólicas, Sumo de frutos concentrado, laranja; Doce Cereja; Doce Ginja; Sumo de frutos concentrado, ananás; Compota Cereja
Chocolate em pó; Doce Morango
50-60%
Doce Framboesa; Compota Laranja; Doce Maçã; Compota Damasco; Figo seco; Doce Damasco; Maçã seca; Leite Vaca Condensado; Pudim instantâneo em pó; Creme para barrar de cacau e avelãs (8 marcas); Chocolate de leite; Leite Vaca em pó magro; Doce Pêssego; Compota Ananás
40-50%
Compota Ameixa; Leite Vaca em pó meio gordo; Pó achocolatado com alto teor de gordura; Pudim de leite e ovos; Chocolate em barra, culinária; Farinha de alfarroba; Damasco seco; Farinha láctea maçãs tipo "Cerelac" (com farinha de trigo); Farinha láctea 5 frutos tipo "Cerelac" (com farinha de trigo)
30-40%
Damasco, conserva em calda de açúcar; Leite Vaca em pó gordo; Pimenta moída; Pão-de-ló; Bolo inglês; Ameixa seca; Biscoitos, línguas de gato; Biscoitos, palitos la Reine; Queijada de queijo magro; Pudim flan caseiro; Madalena; Licor de anis; Farinha láctea tipo "Cerelac" (com farinha de trigo); Queijada de queijo fresco; Licor Beneditino; Pastel de feijão; Bolo de coco; Gelado de água (sorvete); Biscoitos caseiros; Queijada de requeijão; Bolacha baunilha; Mousse de chocolate
20-30%
Arroz doce; Bolo de arroz; Flocos de trigo com mel tipo "Nestum"; Pêra conserva em calda de açúcar; Cereja, conserva em calda de açúcar; Bolacha "Belga"; Torta de chocolate e chantilly; Biscoitos, línguas de veado; Gelado caseiro com bolachas e natas; Flocos de trigo com figos tipo "Nestum"; Pastel de nata; Bolo ferradura; Ameixa, conserva em calda de açúcar; Queque; Bolo de bolacha Maria; Bolo de chocolate; Jesuíta; Biscoitos, argolas; Molho de tomate, "Ketchup"; Éclair de chocolate; Café solúvel (pó) descafeinado; Licor simples; Biscoitos limão; Bolacha chocolate; Maçã assada com açúcar; Rabanada; Ananás, conserva em calda de açúcar; Gelado caseiro com palitos la Reine; Tarte de maçã e pêssego; Gelado de leite; Gelatina preparada com ananás em conserva; Bolacha Maria
Pêssego, conserva em calda de açúcar; Bolacha torrada
10-20%
Leite creme; Bolacha manteiga; Flocos de trigo integral tipo "All-Bran Flakes"; Gelatina preparada com laranja e sumo de laranja; Flocos de trigo e arroz enriquecidos com vitaminas, cálcio e ferro; Tarte de maçã; Maçã cozida com açúcar; Flocos de trigo Kellogg's original; Bolo-Rei; Flocos de cereais e frutos secos tipo "Muesli"; Figo (5 variedades); Iogurte Açucarado batido gordo com cereais e fruta; Maçã assada sem açúcar; Farelo de trigo tipo "All-Bran"; "Donut"; Iogurte Açucarado batido meio gordo com fruta; Pêra cozida com açúcar; Vinho generoso do Porto, doce; Pudim instantâneo preparado com leite meio gordo; Pudim instantâneo preparado com leite magro; Iogurte Açucarado batido meio gordo;  Néctarde  alperce; Iogurte Aromatizado açucarado batido meio gordo; Iogurte Açucarado batido gordo com fruta; Vinho espumante Doce; Iogurte Aromatizado açucarado sólido magro; Néctar pêssego; Queijo fresco açucarado com sabor a fruta; Iogurte Aromatizado açucarado líquido magro; Iogurte Aromatizado açucarado líquido meio gordo; Sumo de frutos 100%, pêssego;  Néctar maçã; Iogurte Açucarado líquido meio gordo; Néctar pêra; Soja, farinha com baixo teor de gordura; Kiwi; Queijo "Quark" açucarado magro com sabor a fruta; Néctar "tutti - frutti"; Sonhos; Néctar ananás; Bebida Refrigerante de laranja; Iogurte Aromatizado açucarado sólido meio gordo
5-10%
Leite Vaca Esterilizado achocolatado meio gordo; Sumo de frutos 100%, maçã; Leite Vaca evaporado; Néctar laranja; Sumo de frutos 100%, ananás; Sumo de frutos 100%, laranja; Bebida Refrigerante cola; Vinho generoso da Madeira; Laranja (3 variedades); Pistácio torrado e salgado; Pão de trigo integral com passas; Bola de Berlim sem creme; Iogurte Aromatizado açucarado batido gordo;  Batata doce crua; Leite Vaca UHT aromatizado meio gordo; Flocos de arroz; Bebida Refrigerante gasosa; Flocos de trigo; Soja grão seco cru; Vinho generoso do Porto, meio seco; Coco seco, ralado; Iogurte Açucarado com edulcorante de síntese, sólido magro; Flocos de milho tipo "Corn Flakes"; Biscoitos de trigo integral tipo "Weetabix"; Bebida à base de soja com açúcar, sal e aromas; Iogurte açucarado com edulcorante de síntese, batido magro com cereais; Molho "Béchamel" com margarina; Pão de forma, de trigo com passas; Molho "Béchamel" com manteiga; Iogurte Natural sólido magro; Requeijão 13% de proteína; Iogurte Natural sólido meio gordo

  Fonte: Tabela da composição dos alimentos portugueses. Referência a "Mono+dissacáridos (g)"
 ATENÇÃO: Esta tabela reflete o teor de açúcares simples por 100g de alimentos processados. Assim, temos de ter em conta a porção de alimento consumido. Devemos ainda ter em atenção que este quadro não reflete o total de hidratos de carbono dos alimentos.

    Deixo-lhe agora uma série de imagens que demonstram em termos visuais o conteúdo de açúcar em alguns alimentos do dia-a-dia (clique na imagem para ampliar):


Fonte
Fonte
Fonte
 

    A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um consumo máximo de 25g de açúcar por dia. Pelas imagens calcule como é fácil ultrapassar esta barreira!
Assim como estratégia de comparação, lembro que um pacotinho de açúcar para café tem 7 a 8g!


   Espero que este artigo lhe tenha sido útil, no sentido em que, antes de comprar, irá sempre olhar para a percentagem de açúcar, mesmo dos alimentos que ache que à partida não o têm! O açúcar está por todo o lado, não fosse ele um ótimo conservante! Na dúvida, escolha um açúcar natural, como uma fruta ou um vegetal ou mesmo um hidrato de carbono complexo, mais rico em fibra.

Quem utiliza ervas aromáticas nos cozinhados