quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Catharanthus roseus

 
A Vinca é uma planta comum que pode ser encontrada de forma silvestre ou até mesmo nos quintais de casas, sendo encontrada em regiões tropicais e usada como remédio natural para certos males.
Conhecida por outros nomes como vinca-de-gato, vinca-de-madagascar, boa-noite, maria-sem-vergonha, bom-dia, essa planta não precisa das melhores condições de solo para crescer, o que explica a sua abundância na região nordeste do país. A folhagem é ramificada na base e suas folhas são ovaladas, com nervura central mais clara. Suas flores possuem coloração diversa, podem ser vermelhas, roxas, brancas, azuis, ou amarelas, seus constituintes químicos mais notáveis são os alcaloides e fenólicos, responsáveis pela ação anti-oxidante e controle do fluxo sanguíneo. As partes da planta que possuem tais agentes são as pétalas e sementes.
 

A Vinca auxilia no tratamento de:

Sua busca maior é sem dúvida para o tratamento de tumores. Pesquisas vêem sendo desenvolvidas para comprovar a eficácia da erva no combate a células cancerígenas.

Outro usos e tratamentos

A erva é vulgarmente usada para compressas com fins de curar hemorroidas, pois ela é um controlador natural do fluxo sanguíneo, desobstruindo os vasos e veias inchados que causam as incomodas hemorroidas. Seu uso deve ser restrito, contudo, na gravidez e amamentação, pois o leite dos seios pode vir a secar. O ideal para o consumo
 

Sem comentários:

Enviar um comentário