Até duas canecas de 250 ml para homens e apenas um copo para mulheres. Com essa quantidade daria, a cerveja pode proteger o coração, prevenir alguns tipos de câncer e ainda fortalecer músculos. Veja mais benefícios e beba com moderação!
VITAMINAS
Embora o benefício da cerveja seja mais amplamente explorado pela literatura científica quando relacionado à saúde cardiovascular, a cerveja contém algumas vitaminas, entre as quais merecem destaque as do complexo B. Algumas delas são responsáveis por sintetizar moléculas de lipídio e queimar carboidratos, outro motivo pelo qual a bebida pode ser apontada como uma protetora do coração.
É RICA EM ANTIOXIDANTES
Compostos fenólicos e antioxidantes presentes em seus ingredientes (cereais e lúpulo) se relacionam com a saúde cardiovascular. O principal composto fenólico (o ácido ferúlico) traz benefícios como a manutenção de níveis saudáveis de colesterol e proteção contra o risco de câncer e diabetes. O ácido fólico aparece como um dos constituintes da bebida, e é responsável pela regulação dos processos celulares e a síntese do DNA.
TEM BOA COMBINAÇÃO DE MINERAIS
Cerveja também possui uma quantidade considerável de magnésio (até 12% das quantidades diárias necessárias), mineral que tem função essencial na contração muscular e na composição sanguínea. O líquido detém ainda quantia razoável de potássio. Em associação, esses dois minerais são componentes tão importantes quanto o cálcio para a manutenção de bons níveis de densidade óssea, segundo o nutrólogo Lara, vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).
FAVORECE O EQUILÍBRIO GASTROINTESTINAL
Seu processo de fermentação insere probióticos à composição. “Tais elementos favorecem o equilíbrio desse sistema, evitando que patógenos se multipliquem”, explica o médico Lara. Ele acrescenta que a competição enteropatogênica criada por esses probióticos regula a ação da bactéria helicobacter pylori, cuja ação infecta a mucosa estomacal, podendo causar úlceras, gastrites e alguns tipos de câncer.
É MENOS CALÓRICA
“Cerveja tem menos açúcar do que o vinho tinto, refrigerante e uísque”, diz Lara. “Quando comparada ao vinho, em quantidades iguais, tem menos calorias. Mas lembre-se: em uma festa, consome-se mais cerveja do que vinho, o que pode deixar as calorias equivalentes ou maiores”, diz a nutricionista Natalia Bonissi Gonçalves (SP). O aporte calórico é de cerca de 90 kcal (em cada 200 ml); a mesma quantidade de vinho tem 150 kcal.
É FONTE DE CARBOIDRATO COMPLEXO
“A quantidade de até duas doses de cerveja é aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para pessoas saudáveis, não representando desencadeador de acúmulo de gordura abdominal”, diz a Natália. Ela explica que os carboidratos presentes na bebida são provenientes de seus cereais e, dentro de uma alimentação equilibrada, até contribuem para o alcance da recomendação diária de energia sem prejudicar a saúde.
Sem comentários:
Enviar um comentário